Museu Padre Daniel Cargnin

Segunda a Sexta-feira

O Museu Padre Daniel Cargnin está localizado no centro do município e é o ponto de partida para o passeio na cidade. Estudantes e curiosos de todo país viajam a Mata para conhecer o espetacular acervo de aproximadamente 2.500 peças fósseis, tanto animal quanto vegetal, considerado um dos maiores acervos da temática no Brasil.

Criado para homenagear o Padre Daniel Cargnin, considerado a pessoa que mais ajudou o município de Mata, durante 26 anos, sendo o grande responsável da real descoberta dos fósseis vegetais e conscientização da sociedade do real valor que possuíam as peças. Pe. Daniel foi também o grande incentivador da criação das ornamentações na cidade nas praças, escadarias e grutas, com finalidade de salvamento dos fósseis, que cada vez estavam sendo mais explorados.

Conheça as ferramentas e técnicas para limpeza dos fósseis na mesa de trabalho. Com uma grande lupa você poderá observar os pequenos detalhes de como a rocha se prende em um fóssil. Destaque também para o crânio de um dicinodonte, um dos ancestrais do lagarto que habitavam a planície central do Rio Grande do Sul no período Triássico. O Museu é garantia de uma grande viagem no tempo para o Triássico gaúcho além ainda de acervo indígena diversificado e espetacular.