Bossoroca

Buena Terra Missioneira

Boçoroca, do vocábulo guarani – sangão fundo. Conhecida como a Buena Terra Missioneira, Bossoroca possui vocação e vasta extensão rural, destinada à agropecuária, com grandes áreas de lavoura, criação de gado e ovelha, em campos de terra vermelha e coxilhas de pasto. Não é por acaso que esta terra foi a escolha de imigrantes de diversas pátrias. Bossoroca é terra hospitaleira em que você encontrará locais históricos e beleza natural que atrai cada vez mais os visitantes interessados na temática missioneira e gaúcha. A fusão de sangue entre as diversas origens é o resultado positivo que mostra o bossoroquense de hoje, na altivez, na persistência, na hombridade e na honradez.

Terra de Noel Guarany e Jayme Caetano Braum, honra o título de Capital Missioneira do Folclore e é palco de inúmeros eventos culturais e internacionais, como o Encontro de Confrarias, o Manancial Missioneiro da Canção e o Encontro Sul-Americano de Folclore, que reúne delegações de todo Brasil e de países como a Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. Tendo como costume o consumo da carne ovina, Bossoroca convida você para o seu famoso Festival do Cordeiro, um almoço regado a carne de ovelha e demais acompanhamentos. Nos restaurantes locais, você encontrará o tradicional arroz carreteiro ao som da melhor música da Buena Terra Missioneira. Conhecer Bossoroca é uma experiência de luxo.

Manhã

Inicie seu passeio na Praça Porfirio Pereira – a praça central de Bossoroca, onde você encontrará alguns monumentos e tem acesso para o inspirador Acervo de Noel Guarany, no hall de entrada da Prefeitura Municipal. Visite o Museu Paulina Alves Pereira e siga o roteiro até Estância Jesuítica do Sobrado, onde você vai se admirar com a arquitetura histórica e uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, peça barroca famosa por ser casamenteira para os que deixam uma fita e fazem uma oração. O tradicional arroz carreteiro é o prato sugerido para o almoço no seu retorno para o centro da cidade.

Tarde

Inicie o passeio na estátua de Noel Guarany, para você registrar um retrato, caso você ainda não tenha parado ao chegar na cidade. De lá você segue até o Cerro da Bela Vista, belo local que impressiona pela paz e expõe coleção de esculturas em madeira nobre representando os grandes líderes indígenas do passado. Ao final de tarde você pode visitar a Lagoa do Cerro, já no caminho de volta para a cidade para apreciar de pôr-do-sol magnífico a partir de uma bela lagoa no topo de um Cerro.

Cemitério dos Cativos

O único cemitério do tipo encontrado no Rio Grande do Sul, o Cemitério dos Cativos é onde está enterrado...

Mausoléu de Noel Guarany

Localizado junto ao cemitério municipal na entrada para sede do município, está sepultado Noel Guarany, este que sempre carregou...

Monumento de Noel Guarany

Grande cantor, compositor e guitarreiro, um dos quatro troncos missioneiros, aquele que carregou a história e a cultura gaúcha...