Nova Esperança do Sul

A Capital da Bota

A beleza natural de Nova Esperança do Sul e a topografia semelhante com a terra natal fizeram com que imigrantes italianos se estabelecessem na localidade e a batizando de Nova Milano, região de onde vieram por volta de 1860. Indícios como urnas, cerâmica e ferramentário nos sugerem que o local já era habitado no passado por indígenas. Em 1905, a próspera vila passou a se chamar Nova Esperança ligado ao sentimento esperançoso dos imigrantes e sua nova vida e em 1988, Nova Esperança do Sul torna-se município.

As belas paisagens interioranas de campos e coxilhas verdejantes reservam tranquilidade para o viajante que veio conhecer uma das maiores belezas naturais do Rio Grande do Sul: a Gruta Subterrânea de Nossa Senhora de Fátima. A fé e a espiritualidade são reveladas e renovadas de forma diferenciada em meio a singularidade e beleza natural da Gruta que tem capacidade para mais de 5 mil pessoas em seu interior, você vai se impressionar.

Os admiradores de aventuras e belas quedas d’água não podem deixar de conferir a beleza das Cascatas Véu de Noiva e dos Corvos, nas proximidades da Gruta de Fátima, e ainda, a magnífica queda no Rio Piquiri, com a Cachoeira do Moinho Grande. São as mais belas da região. Programe-se para visitar a cidade que foi reconhecida como Capital da Bota, pela sua história e tradição de mais de um século na produção de selaria e indumentária gaúcha.

Manhã

Aproveite o período da manhã para conhecer a Igreja São Caetano e a magnífica Gruta Nossa Senhora de Fátima, com percursos ao ar livre você poderá conhecer ainda a Cascata Véu de Noiva e Cascata dos Corvos em meio ao cinturão verde de morros cobertos de mata. Você pode fazer um lanche no local para aproveitar mais tempo ou aproveitar o almoço a La Carte no centro da cidade.

Tarde

Inicie a tarde visitando um atelier de produtos locais para conhecer a bela arte produzida pelos artesões. Após, siga o passeio até a Cachoeira do Moinho Grande, para vislumbrar a queda no Rio Piquiri, mais forte que as anteriores. Outra boa pedida é um passeio até o Cerro do Empedrado para vislumbrar de belas paisagens.