Monumento General João Antônio da Silveira

Acesso livre

São Vicente do Sul presta homenagem ao General João Antônio da Silveira   (1795-1872), com belo monumento do busto do general em frente ao CTG Cancela da Fronteira, localizado junto ao trevo de acesso à cidade de São Vicente. O monumento que lembra ser uma peça de um tabuleiro, mostra um olhar sério e pensativo do General Farroupilha. Nascido em Rio Pardo e de descendência açoriana, dedicou sua vida às causa e guerras, por mais de 50 anos seguidos, vindo a falecer em sua propriedade rural, na atual São Vicente do Sul.

Historiadores relatam que João Antônio traduzia da melhor forma o espírito e virtudes do gaúcho histórico. De extrema bravura, serenidade, raro desprendimento e de enorme grandeza de alma. Era camarada e solidário de forma autêntica. Modesto, foi promovido a general contra a sua vontade. Seu extraordinário serviço dava-lhe direito a esse posto e o governo rio-grandense o elevou a general do Exército Republicano. Já com 70 anos, por ocasião da Guerra do Paraguai, a pátria invadida chamou por seus serviços, tendo participado da rendição do invasor paraguaio em Uruguaia. À insistência de Canabarro para que fosse cumprimentar D. Pedro II, ele respondeu com toda a sinceridade e autenticidade: “Estou aqui servindo à minha pátria contra o inimigo estrangeiro, e não à Monarquia.

Vale o registro da visita ao monumento do General João Antônio, seja de passagem na sua viagem ou para um breve descanso durante seu dia em São Vicente do Sul. O General está enterrado no Cemitério Municipal de São Vicente e também pode ser visitado.