Santiago

Terra dos Poetas

Santiago tem um passado marcante, de origem missioneira e mesclado com influência das famílias que imigraram da Europa. É uma cidade com o olhar voltado ao futuro, que respira a modernidade e está aberta às inovações. Terra de gente hospitaleira, que deixa todos à vontade com suas praças, suas ruas largas, as opções gastronômicas, as atividades culturais e a sua variedade comercial. No Vale do Jaguari, Santiago desponta como um polo regional e você certamente será bem recepcionado em sua passagem pela cidade.

É conhecida como a Terra dos Poetas. E no centro, os visitantes podem percorrer a Rua dos Poetas para apreciar monumentos com homenagens a cerca de 30 célebres escritores, dentre eles, Caio Fernando Abreu e Aureliano de Figueiredo Pinto. São quatro quadras de um cenário urbano que conquista olhares por sua beleza, ornamentada por bustos, poemas, bancos e luminárias. Na primavera os ipês dão cor especial para as ruas de Santiago e com a arquitetura histórica o dia com certeza torna-se um grande passeio cheio de cultura.

Manhã

Inicie seu passeio pela Estação do Conhecimento. A Terra dos Poetas! Quanta inspiração lendo os murais que homenageiam cada personalidade Santiaguense e a bela Estação de trens totalmente restaurada. Siga o passeio para a Rua dos Poetas com a caminhada cultural e os monumentos que homenageiam os artistas. A Calçada da Fama, a Praça Moisés Viana e o Memorial da Poesia complementam o roteiro da manhã. Em Santiago você encontra gastronomia e atendimento diferenciados.

Tarde

Os que gostam de Museus podem iniciar o passeio no Museu Pedro Palmeiro que conta um pouca de história regional. Logo após, a pedida é um passeio até a Casa do Maristão, onde é produzida bebida autêntica e exclusiva de Santiago. O passeio segue até Ernesto Alves, o “Paraíso Ecológico” para cenários serranos cheios de história ou até o CTG Coxilha da Ronda na BR 287, ao norte da cidade, um belo local para contemplação do cenário de campos abertos. Se der sorte vai encontrar belos cavalos junto do lago ou ainda as seriemas correndo.