São Vicente do Sul

Terra doce do Centro-oeste

São Vicente do Sul está localizado no Vale do Jaguari e você irá conhecer paisagens de campo belíssimas com a Serra de São Miguel ao fundo ou ainda o Cerro do Loreto no horizonte além das pastagens, à oeste onde o sol se põe. Sua história esta ligada à Redução Jesuítica de São José – do primeiro ciclo das Missões do Tape, quando foi dado o nome de Fazenda São José à região entre os rios Toropi, Jaguari e Ibicuí, fundada pelo Padre espanhol Cristóvão de Mendoza e Orelhana, o grande responsável pela introdução do gado no Rio Grande do Sul.

Um período de conflitos resultou na expulsão dos Jesuítas permanecendo nas verdes colinas de São Vicente o gado criando-se xucro. Com inicio de um novo período de prosperidade a vila de São Vicente tornou-se uma Estância de gado jesuítica, pertencendo ao povo de São Miguel. Com nova expulsão dos Jesuítas São Vicente passou a ser ocupada por estancieiros portugueses, espanhóis, uruguaios, austríacos e italianos.

Além da cultura com o gado e ovinos, a cidade tem forte ligação com a cultura da batata-doce. É conhecida pela simpatia do povo e tradição na realização de eventos. O gado e o cavalo são personagens confirmados do passeio e você certamente irá se encantar com a beleza espetacular do pampa gaúcho.

Manhã

Inicie seu passeio na praça central e o belo Coreto de São Vicente do Sul. Siga para uma breve visitação da Igreja de São Vicente do Sul e aproveite para subir a torre da Igreja para ter uma visão panorâmica da pequena cidade. São Vicente é a melhor cidade para você entrar em contato com o Cavalo, informe-se na Secretaria de Turismo sobre a visitação de um local para conhecer belos cavalos e conhecer a rotina de cuidado com os animais. O tradicional churrasco gaúcho é servido diariamente na cidade.

Tarde

A tarde reserva uma grande aventura, a subida do Cerro do Loreto ou do Seio de Moça, qual é o seu favorito? Faça uma pesquisa antes de viajar. Com certeza será uma experiência inesquecível. As ovelhas e o gado completam as paisagens por todo caminho. Depois da aventura, não vai ser difícil encontrar um local para contemplar o pôr-do-sol.