São Miguel das Missões

Patrimônio da Humanidade

São Miguel das Missões é o mais importante remanescente da civilização jesuítica guarani dos Sete Povos das Missões e um dos conjuntos arqueológicos mais importantes do Brasil. Foi fundada em 1632 pelos Padres Jesuítas Pablo Benevidez e Cristóvão de Mendoza e sua instalação definitiva se dá em 1687, quando iniciou-se um período de grande desenvolvimento e transculturação entre os índios e os europeus. Como os objetivos primordiais da Companhia de Jesus eram a doutrina e a catequese, a vida comunitária se desenvolvia em torno deste primado. A administração política mantinha a legitimidade dos caciques e introduzia paralelamente a força da Igreja. Esta dominação sem o uso da escravatura, é um fenômeno raro na história. Este processo foi detido a partir dos tratados que Espanha e Portugal vinham estabelecendo entre si, o que levou às Guerras Guaraníticas e por fim a expulsão dos Jesuítas em 1768.

A vila de São Miguel surgiu em 1926, quando foi efetuado um loteamento urbano em torno dos remanescentes do antigo povo jesuitico-guarani. Em 29 de abril de 1988, São Miguel emancipa-se de Santo Ângelo, tornando-se Município! São Miguel é destino reconhecido internacionalmente e os remanescentes do Sítio Histórico são símbolo reconhecido por todos os gaúchos!

Manhã

Comece o dia com a visita à Fonte Missioneira, local onde você pode buscar água para o seu dia como os índios o faziam. Siga o passeio para o Sítio Histórico São Miguel Arcanjo. O Patrimônio da Humanidade dispensa apresentações e o passeio vai lhe ocupar até o final da manhã. O Museu e as estatuárias barrocas e o audio-guia especialmente desenvolvido para complementar a experiência. Se sobrar algum tempo visite o Manancial Missioneiro, espaço que conta muitas histórias e realiza o “Ritual da Erva Mate” para os mais espirituais.

Tarde

A tarde você é convidado a conhecer Jaz, o Anti-monumento que anti homenageia os bandeirantes. Siga o passeio até Mato Grande, comunidade do interior de São Miguel, para conhecer o Borraio e o Museu do Colono. No Borraio você vai entrar em contato com a história colonial italiana desta região e apreciar de um bom chimarrão.

Nadege Machado

Aproveite da melhor forma a sua viagem com o acompanhamento de um guia habilitado. A Nadege Machado tem como...

Manancial Missioneiro

Espaço Cultural criado pelo Sr. Valter Braga - residente tradicional da cidade de São Miguel das Missões, que coleta...

Aldeia Indígena Teko’a Koenjú

Habitantes de terras da região Sul do Brasil há 2.500 anos, os índios Guarani criaram, em 1990, a Aldeia...