Elaboramos especialmente um itinerário para você conhecer a região dos oito municípios que compõe o Caminho das Origens no ano de 2020, ano de lançamento do site Caminho das Origens. O Roteiro favorece o viajante de carro que possui a sugestão de atividades para um dia em cada município, podendo estender sua estadia em cada cidade, se assim desejar, ou seguir o seu passeio.
Dia 01
Nova Esperança do Sul
Capital da Bota
Os belos cenários de Nova Esperança do Sul dão as boas vindas ao viajante. Inicie seu passeio na Igreja de pedra São Caetano e siga para a espetacular Gruta Subterrânea Nossa Senhora de Fátima. Com percursos ao ar livre você poderá conhecer ainda a Cascata Véu de Noiva e dos Corvos e admirar o cinturão verde de morros cobertos de vegetação nativa. É hora de deixar as preocupações para trás e fazer uma oração para Nossa Senhora e a viagem que inicia.
A simpática cidade de Nova Esperança preserva arquitetura de época por toda a cidade e pode ser admirada por todo o seu passeio. Não deixe de visitar um atelier de produtos locais, na cidade que é famosa pela tradição do trabalho com o couro. Se dispor de mais tempo, faça um passeio até o Rio Piquiri e a Cachoeira do Moinho Grande, espetacular queda de água e cenários de morros.
Dia 02
Jaguari
Cidade das Belezas Naturais
Jaguari é cidade centenária entre os morros e às margens do Rio Jaguari. O Pórtico e Igreja Matriz de Jaguari preservam em suas arquiteturas toda influência missioneira de suas origens. Faça um passeio no Balneário Fernando Schilling para contemplar a beleza da mata e do Rio que dá nome à cidade. Suba o cerro do Obelisco, Monumento construído em alusão ao centenário da Independência do Brasil no topo de um morro, você vai se encantar com a vista.
Não são poucos os casarios e prédios históricos no centro da cidade de Jaguari, tornando o passeio especial. A gastronomia étnica italiana pode ser apreciada nos restaurantes e agroindústrias da cidade, entre elas destacam-se as vinícolas e vinhos do Vale do Jaguari. Você vai querer estender a sua estadia e a sugestão é um passeio até a Capela do Monte Bérico e o Distrito do Chapadão ou ainda até o místico Cerro São Miguel, local para apreciação das paisagens e da natureza.
Dia 03
São Vicente do Sul
Terra Doce do Centro-oeste
Foram nos campos de São Vicente do Sul que o gado criou-se livre pelas pradarias em períodos jesuítico-missioneiros. Inicie seu passeio visitando o Coreto da Praça Borges de Medeiros, ícone da arquitetura em São Vicente do Sul e um dos mais belos do Rio Grande do Sul. A Igreja Matriz fica localizada no antigo local da redução
de São José e de lá você parte para o monumento em homenagem ao General João Antônio da Silveira.
Uma grande aventura lhe aguarda, o passeio até Loreto e os Cerros Seio de Moça e Cerro do Loreto. Mesmo sem a subida a paisagem encanta. Se você possui disposição pode subir o Cerro Seio de Moça que possui vista panorâmica maravilhosa do topo, com dificuldade média de visitação. O Cerro do Loreto é uma aventura maior em subida no meio da mata. Você vai se apaixonar pelos cenários e quem sabe você ainda termine o dia realizando um passeio à cavalo.
Dia 04
Mata
Cidade da Madeira que Virou Pedra
O quão antigo é este território? Em Mata você vai encontrar às riquezas dos fósseis vegetais e répteis primitivos do Rio Grande do Sul, registros do período triássico, aproximadamente 220 milhões de anos atrás. O viajante é recepcionado do Museu Padre Daniel Cargnin, que preserva rico acervo dos períodos primitivos e indígenas. De lá você segue para o Jardim Paleobotânico de Mata, para vislumbrar de um afloramento de fósseis preservado no campo na costa do morro.
A tarde sugere a visita até a Cascata da Boa Esperança, com acesso a partir de trilha na mata nativa. Os mais aventureiros podem seguir o curso do pequeno córrego para um contato ainda maior na natureza. Para fechar o dia visite o Museu Fragmentos do Tempo com seu acervo e histórias maravilhosas sobre a colonização da Região. Visitar Mata é conhecer de uma cidade com identidade única no Rio Grande do Sul. Em Mata você pode visitar ainda pinturas rupestres indígenas encontradas em rochas.
Dia 05
Santiago
Terra dos Poetas
É hora de viajar do Rio Grande do Sul pré histórico para a cidade dos poetas! Em Santiago você certamente encontrará inspiração. Inicie seu passeio na Estação do Conhecimento e siga para a Rua dos Poetas com a caminhada cultural e os monumentos que homenageiam os artistas. A Calçada da Fama e o Memorial da Poesia complementam o passeio e você pode adquirir uma lembrança da viagem na Casa da Arte.
Em Santiago você pode visitar ainda o Distrito de Ernesto Alves, o paraíso ecológico como descrevia Caio Fernando de Abreu e a Casa do Maristão! O Maristão é bebida autêntica de Santiago produzida a partir de receita trazida da Itália pelos imigrantes e que até hoje é produzida fielmente como a original. Santiago é cidade referência regional e pode ser o local ideal para alguma necessidade ou serviço em especial.
Dia 06
Capão do Cipó
Raízes revolucionárias
Estar viajando para Capão do Cipó é certamente uma grande aventura, a cidade que curiosamente marca o local onde foi morto o líder revolucionário Gumercindo Saraiva. No centro da cidade você pode visitar a Antiga Igrejinha e Igreja de Capão do Cipó e logo após buscar pela prainha de Capão do Cipó, um verdadeiro oásis em meio aos campos e plantações.
A grande aventura é o passeio até o Capão da Batalha. O local homenageia por meio de monumentos e conta um pouco da história de Gumercindo Saraiva. Você pode caminhar pelos bosques onde acampavam as tropas. Um dia para admirar da estética da solidão no campo. Sugerimos você seguir do Capão da Batalha para a cidade de Bossoroca, passando pela Cerca de Pedra e pelo Cemitério dos Cativos.
Dia 07
Bossoroca
Buena Terra Missioneira
O nome já diz tudo, a buena terra missioneira, e você vai perceber que chegou às Missões e seu chão de terra vermelha. A terra de Noel Guarany, o grande cantor e compositor que eternizou em sua arte o que é ser deste chão. Visite a Estância do Sobrado, antiga estância jesuítica, seu belo galpão de pedra e a Santa barroca famosa casamenteira para os que fazem uma prece e deixam uma fita, Nossa Senhora da Conceição.
Siga seu passeio até o Cerro da Bela Vista para admirar de belos cenários de campo e visitar a Exposição “Ybyráyta – Troncos ameríndios” onde o artista retrata lideranças indígenas em madeiras típicas. Ali perto fica localizada a Casa e Pedra e suas histórias e segredos da época dos revolucionários. Para fechar o dia a Lagoa do Cerro, um conjunto de lagoas que formam magníficos espelhos de água no topo de uma coxilha que fornece ainda vista panorâmica privilegiada.
Dia 08
São Miguel das Missões
Patrimônio da Humanidade
Comece o dia com a visita até a Fonte Missioneira e siga para o Sítio Histórico São Miguel Arcanjo. O Patrimônio da Humanidade dispensa apresentações e o passeio encanta a cada visita, a cada estação do ano. O Museu das Missões e as belas imagens barrocas e o artesanato guarani exposto pelos próprios artesãos. Siga para o Manancial Missioneiro, memorial e local de preservação da cultura por meio de um ritual com a erva-mate.
São Miguel é cidade turística e você vai perceber. Entre outros locais que você pode visitar destacam-se o Jaz Monumento, monumento que anti homenageia os bandeirantes. O Borraio – Minhas Origens e Museu do colono, localizado no interior do município, que conta sobre a colonização italiana na região. O Pórtico de São Miguel das Missões e é claro, o Espetáculo Som e Luz que conta a partir do show de luzes e vozes a história jesuítica-guarani.
Esperamos que você tenha gostado deste roteiro de visitação. Temos certeza que com este itinerário você vai conhecer bem a região e se encantar com a cultura e beleza da Rota Turística Caminho das Origens. Você vai ver que o tempo é curto tamanha a riqueza de opções em cada cidade e vai desejar estender a sua estadia ou ainda retornar em um futuro breve. Desejamos a você um ótimo passeio!